ERGONOMIA

 

O que é Ergonomia?

Vinda das palavras gregas ergon e nomos (que significam respectivamente trabalho e normas). a ergonomia tem se apresentado no mercado como opção de retorno garantido para melhorar o funcionamento e a fluidez das empresas e de seus colaboradores nos mais variados aspectos.

 

 Agosto de 2000 a IEA (Associação Internacional de Ergonomia) adotou a definição oficial abaixo:

 

  • A Ergonimia ou fatores Humanos é uma disciplina científica relacionada ao entendimento das interações entre seres humanos e outros elementos do sistema (luminosidade, equipamentos, cores, postura, et.) a aplicação de teorias, princípios, dados e métodos a projetos, a fim de otimizar o bem estar humano e o desempenho global do sistema.
  • Os ergonomistas contribuem para o planejamento, projetos e a avaliação de tarefas, postos de trabalho, produtos, ambientes e sistema, de modo a torná-los compatíveis com as necessidades, habilidades e limitações das pessoas.
  • A Norma Regulamentadora 17 relativa à Ergonomia visa a estabelecer parâmetros que permitam a adaptação das condições de trabalho às características psicofisiológicas dos trabalhadores, de modo a proporcionar um máximo de conforto, segurança e desempenho eficiente.

 

Nossos produtos ergonômicos:

  • Poltronas
  • Braços com ajustes para monitores
  • Mesas com e sem ajustes elétricos de altura
  • Suportes para CPU

 

Orgão Regulamentador/Certificador

 

ABERGO, Associação Brasileira de Ergonomia, sem fins lucrativos com objetivo de estudo, prática e divulgação das interações das pessoas com a técnologia, a organização e o ambiente, considerando as suas necessidades, habilidades e limitações. Orgão responsável pelo SisCEB - Sistema de Certificação do Ergonomista Brasileiro. Certifica pessoas, equipes e empresas prestadoras de serviços de Ergonomia, assegurando a competência técnica dos serviços.

 

Entenda melhor po conceito de ergonomia e saiba que tipo de vantagem ela pode trazer para a sua empresa.

 

Consistindo em uma disciplina voltada para uma organização das atividades (sejam elas físicas, cognitivas ou organizacionais) dos seres humanos, a ergonomia ganha cada vez mais atenção por parte dos profissionais que buscam produtividade e sucesso nas empresas, até pelo fato de vir mostrando uma técnica de grande eficiência quando aplicada.

 

De acordo com pesquisadores do tema, alguns dos pontos que podem melhorar muito dentro de uma organização com o uso da técnica são:

 

  • Redução de até 3% na falta de funcionários no trabalho
    Vale ressaltar que a falta de um trabalhador no grupo pode tanto afetar a sua produtividade como a dos colegas.
  • Queda de até 25% no desperdício de matéria-prima
    Além de melhorar a responsabilidade ambiental da empresa, também pode evitar uma série de prejuízos.
  • Mais rapidez na entrega de tarefas ou pedidos de clientes
    Até 95% da demanda é atendida entro do prazo, melhorando a imagem da emprega junto ao consumidor e, consequentemente, aumentando as chances de fidelização.
  • Melhoras na qualidade de vida de funcionários também podem ser notadas quedas no volume de acidentes ou incidentes de trabalho nas companhias que fazem o uso da ergonomia.
  • Diminuição da necessidade de retrabalho
    A queda na taxa de tarefas e trabalhos que precisam ser refeitos pelos funcionários pode ser de até 50%
  • Aumento de produtividade na empresa
    Contando com um ambiente mais organizado e ‘ergonomicamente adequado’, os profissionais conseguem se dedicar mais às tarefas que precisam executar, e isso pode diminuir drasticamente a ocorrência de uma série de falhas.

 

Confira nossas certificações:

certificacoes.png